Clique para ver a imagem

Moda: Pé-de-galinha ou Pé-de-galo?

30 de maio de 2014 - Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Moda! Não, pessoal, não se trata de um post de GASTRONOMIA! Não vou ensiná-los a cozinhar pé-de-frango. Também não é uma matéria de BEM-ESTAR sobre rugas da idade… Rs. O título, na verdade, se refere à duas estampas (do francês, pied-de-poule epied-de-coq) que vontam com tudo nas roupas desse outono-inverno! Quem trouxe esses clássicos para o guarda-roupa feminino foi, ninguém menos, que Coco Chanel em 1930! Já está na hora de aprender a usá-los, né? Então vamos lá:

Pied-de-poule x Pie-de-Coq:

Talvez você não reconheça pelo nome, mas certamente já viu as duas estampas em blazers e casacos. Afinal, as padronagens foram criadas no início do século XIX na França. Eram desenhadas em tecido de lã para peças invernais do guarda-roupa masculino. Ambas se assemelham a um xadrez preto-e-branco, porém, ao invés de quadrados, as partes são pontiagudas (lembrando a pegada dos galináceos). A diferença entre os dois desenhos? O tamanho, apenas. O pé-de-galinha, ou melhor pied-de-poule (diz-se: piê de pul), é a estampa menor, a “miudinha”.  Já o de galo, na verdade pied-de-coq (diz-se piê de cók), é a padronagem maior, com as formas mais visíveis e definidas. No mundo fashion, o nomes são ditos em françês, pois, além de referir-se à origem das estampas, evita o duplo sentido dos termos quando traduzidos.

Em 1930, Coco Chanel (sempre elegante e visionária…) trouxe o pie-de-poule para a moda feminina e, desde então, a padronagem se tornou um clássico. Nesse inverno 2014, as duas “pegadas” poderão ser vistas em várias cores e nas mais diversas peças de roupa. O desenhos aparecerão em roxo, rosa, azul-marinho ou vermelho e estamparão desde bolsas, sapatos, até saias, vestidos e calças. Vale lembrar que o segredo de vestir-se bem é escolher roupas que acentuam as partes mais belas de seu corpo e disfarçam as curvas indesejadas. Tendo em vista essa dica, que tal dar uma olhada nos looks que montei com essa tendência?

•Para a mulherada:

1) Fashion: Gosto muito de combinar peças da mesma cor, porém de estampas diferentes. Por exemplo, no look 1, combinei uma saia de pied-de-coq com uma blusa de bolinhas (poá). Amabas as peças pretas-e-brancas. Para arrematar, usei um cinto com detalhes dourados. O segredo para o look ficar bem divertido é usar acessórios coloridos, como esse sapato (peep toe) vermelho e essa bolsa (clutch) azul royal. Um anel dourado e um brinco de pérolas finalizam o visual. Arrase sem medo.

2) Básica: O look 2 é para quem quer acertar na roupa sem ter que se arrumar muito e nem ter que abrir mão do conforto. Combinei um casaquinho pie-de-poule com um vestido curto básico de algodão. O segredo para o visual ficar bacana é optar por uma peça com uma estampa descolada (pode ser colorida, sem problemas). Meu vestido, por exemplo traz o desenho de um colar de pérolas se rompendo. Nos pés, botinhas de salto largo (nada de dor dessa vez). Os acessórios ficam por conta do meu querido brinco de pérolas (já anda sozinho de tanto que uso) e um anel dourado (pode usar só sua aliança mesmo, se já encontrou seu amor). No cabelo rebelde, um rabo-de-cavalo alto. Aproveite a noite até o finalzinho.

3) Clássica: sou dessas que adora “peças-curinga” na promoção. Sim, gosto de adquirir peças clássicas, que me seguirão por um bom tempo (até começarem a descosturar ou encher de bolinhas). Exemplo de boa compra? Esse sobretudo vermelho do look 3! Ele deixa qualquer mulher deslumbrante. Então, para quem busca elegância sem se preocupar com tendências, sugiro combinar um vestido pie-de-coq ou poule (se preferir use uma peça com corte clássico, como o do famoso “tubinho” ), com um sobretudo vermelho. No pé, use seu scarpin preto de sempre, na orelha (adivinhem?), brinco de pérolas e no braço, uma bolsinha preta para levar o necessário. Um anel de pedra colorida está mais do que permitido, viu? Jóias são bem-vindas, como sempre.

•Para os homens de plantão: Você encontrará algumas malhas e sapatos com as estampas, mas o mais tradicional é o paletó depied-de-poule (que é um charme se usado corretamente). Combine-o com peças de cores neutras: camisa branca, gravata preta, calça (bem ajustada) de alfaiataria ou calça jeans escura, cinto preto, sapatos ou sapatênis (escolha as peças de acordo com sua personalidade) de cores neutras . Divirta-se e confie no estilista que há em você.

Gostou do post? Então confira mais fotos dos looks com pied-de-poule abaixo:

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Blazer Pied-de-Poule

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Vestido Pied-de-Coq

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Saia Pied-de-Coq

2 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela Rossi Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde. Continue lendo

0