Clique para ver a imagem

Bem-estar: Aprenda a fazer Máscara Capilar de Abacate

23 de junho de 2014- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Bem-estar! Amigo ou inimigo das dietas? Descubra os benefícios do consumo do abacate e como torná-lo um aliado da sua alimentação. Aprenda um pouco sobre o uso da polpa para finalidades estéticas e anote uma receita caseira de máscara de hidratação capilar! Mantenha seu corpo nutrido e hidratado nesse inverno utilizando as propriedades dessa fruta!

Sobre o abacate

Segundo Antonio Pedro Tavares, nutricionista clínico e esportivo,
Pós-graduado em Nutrição Clínica pela VP- UNICSUL e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), o abacate possui todos os macronutrientes necessários em uma dieta (proteínas, carboidratos e lipídeos), além de vitaminas, minerais e antioxidantes específicos. “Entre as propriedades principais, destaco a excelente proporção de gordura monoinsaturada (lipídios). Esse nutriente costuma aparecer de forma deficiente na dieta da maioria das pessoas, mas exerce uma influência benéfica ao sistema cardiovascular, pois combate o colesterol”, diz

A fruta também apresenta em sua composição o antioxidante beta-sitosterol, que auxilia no combate do hormônio cortisol, o chamado ‘hormônio do estresse’. “É um hormônio que facilita o acúmulo de gordura abdominal e é inflamatório ao organismo”, afirma Tavares. Apesar de combater a famosa ‘barriguinha’, o abacate tem fama de ser engordativo. Ainda de acordo com o nutricionista, isso acontece pois esse alimento possui quantidade significativa de lipídeos.

“O abacate deve ser consumido em quantidades bem controladas, pois o lipídeo, mesmo sendo uma ‘gordura boa’, possui um nível calórico altíssimo (tem o dobro de calorias dos carboidratos e proteínas). Ou seja, o ideal é que ele seja enquadrado na dieta em quantidade adequada às características de cada indivíduo, ao nível de atividade física praticado pela pessoa e também a distribuição dos nutrientes da dieta”, afirma Tavares.

Graças aos lipídios e antioxidantes (principalmente vitamina E), o consumo da fruta pode melhorar o aspecto das unhas, do cabelo e da pele. Porém, vale lembrar que algumas pessoas reagem mal à ingestão de alimentos com alto teor de gorduras, mesmo que sejam ‘gorduras boas’. Dessa forma, podem verificar, por exemplo, uma piora da acne. “Por outro lado, outras pessoas não parecem sofrer essa influência e se beneficiam do altíssimo teor de antioxidantes específicos, vitaminas e minerais do abacate”, finaliza o nutricionista.

Receita de máscara capilar de abacate

O óleo de abacate tem sido utilizado para finalidades estéticas. O extrato da fruta pode ser encontrada em cremes hidratantes, shampoos e condicionadores. Apesar de haver a necessidade de estudos científicos específicos para evidenciar os mecanismos que tornam o abacate funcional em cosméticos, os bons resultados são aparentes. Segue uma receita caseira para hidratar os cabelos utilizando a polpa dessa fruta:

Ingredientes:

-1 abacate maduro (se o seu cabelo for curto, utilize ½ fruta);
– 1 col (sopa) de azeite de oliva;
– 1 col (sopa) de mel natural;
OBS.: Procure utilizar mel de abelha verdadeiro, feito a partir da frutose. Evite os produtos artificiais (glicose). Afinal, o mel natural, além de nutritivo, é hidratante e ajuda a remover e impurezas.

Confira o passo a passo através de fotos:

 

Recomendo fazer essa hidratação de uma a duas vezes na semana. Evite fazer todos dias para não deixar os fios oleosos, mas não deixe de fazê-la pois o cabelo requer uma hidratação ainda maior no clima seco do inverno. Beijos, Gabriela Rossi.

5 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0