Clique para ver a imagem

Receita: Nhoque de Batata da Vó Maria!

  Imperdível! Um prato com sabor de aconchego. Com muito amor, reproduzi essa receita da minha querida avó Maria Rossi. Muito graças à ela, que tomei gosto pela culinária. Suas mãos italianas preparavam massas incríveis. Esse nhoque, por exemplo, derrete na boca e é feito basicamente de batatas e ovos. Já o molho de calabresa, não tem frescura: leva a carne, tomates e temperos.

31 de maio de 2014- Veja mais posts na categoria Imperdíveis
+

Calorias: 265 kcal

Tempo de Preparo: 45 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • Para a massa: - 4 batatas grandes (aprox. 700 gramas)
  • - 1 xícara de farinha de trigo
  • - 1 gema de ovo
  • - Sal a gosto
  • - Azeite para finalizar (3 colheres de sopa)
  • Para o molho: -1 lata de tomate italiano sem pele
  • - 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • - 2 xícaras de água
  • - 2 linguiças calabresas cortadas em fatias finas - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva - 1 cebola média picada
  • - 2 dentes de alho picados
  • - sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo

da massa: Descasque as batatas e corte-as em pedaços grandes. Coloque àgua em uma panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a borbulhar, adicione as batatas. Deixe cozinhar até que fiquem moles (espete com um garfo e verifique a consistência). Com cuidado, escorra a àgua e amasse as batatas (com um espremedor ou um garfo - caso estejam bem macias). Deixe esfriar por alguns minutos. Despeje as batatas espremidas em uma superfície limpa e enfarinhada. Junte o trigo, a gema e o sal. Passa um pouco de farinha nas mãos e trabalhe a massa gentilmente, até que todos os ingredientes se incorporem. Faça rolos de massa com, aproximadamente, 2 cm de espessura. Corte em pedaços de cerca de 2,5 cm. Ferva àgua em uma panela grande e adicione um pouco de azeite. Aos poucos, vá colocando os nhoques (não coloque toda a massa de uma vez, cozinhe cerca de 8 nhoques por vez). Quando subirem, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um tigela com azeite para não grudarem. Reserve.

do molho: Bata o tomate italiano com o extrato no liquidificador e reserve. Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo médio. Doure a cebola por cerca de 1 minuto e, então, junte a linguiça e o alho para fritar. Em seguida, tempere com o sal e a pimenta à gosto. Cozinhe por cerca de 4 minutos e adicione a água na mistura. Cozinhe até o caldo engrossar. Na hora de servir, coloque os nhoques em um refratário e, em seguida, despeje o molho. Sirva quente e, se preferir, rale um pouco de parmesão sobre o molho. Bom apetite!

3 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0