Clique para ver a imagem

Receita: Arroz Sírio com Lentilha

  Imperdível! Simples de fazer e muito saboroso, esse arroz com lentilha e cebola frita têm motivos para estar na sua mesa! Além de carregar o sabor da culinária síria (uma das minhas favoritas), o prato é feito a partir de um grão que, segundo superstições, traz dinheiro e fartura!

29 de maio de 2014- Veja mais posts na categoria Imperdíveis
+

Calorias: 300 kcal

Tempo de Preparo: 45 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • - 2 col (sopa) de azeite
  • - 1 xícara de óleo de milho ou de canola
  • - 3 cebolas médias
  • - 1 e 1/2 xic (chá) de arroz agulha
  • - 3 1/2 xíc (chá) de água
  • - 1 lata (265g) de lentilha em conserva, já cozida
  • - Sal e pimenta a gosto
  • - Papel toalha (para escorrer a cebola frita)

Modo de preparo

Corte uma das cebolas em pequenos cubos. Reserve. Escorra a àgua da lata da lentilha. Reserve. Leve uma panela média com duas colheres de azeite ao fogo médio. Acrescente a cebola picada e deixe-a dourar. Quando estiver amarelada, adicione o arroz cru e a lentilha escorrida. Refogue por 3 minutos. Em seguida, adicione a água e o sal. Deixe ferver e cozinhar em fogo médio (não tampe a panela). Deixe a água do arroz secar. Em seguida, prove para ver se a consistência está do seu gosto. Se o arroz estiver duro, acrescente mais um pouco de água e deixe cozinhando. Ao secar, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe-a tampada pelos próximos 15 minutos. Durante esse período aproveite para fazer a cebola frita. Corte as outras duas cebolas em finas fatias. Coloque o óleo em uma frigideira e leve-a para o fogo médio. Quando estiver quente, coloque, aos poucos, as cebolas. Deixe-as fritar por cerca de 10 minutos. Depois que estiverem bem escuras (marrons), retire e deixe-as descansar sobre um pedaço de papel toalha (absorverá parte do óleo do alimento). Tempere com pimenta à gosto. Despeje o arroz em um refratário e, por cima, coloque a cebola frita. Sirva quente.

OBS.: Sugiro servir com um pouco de coalhada seca, fica ainda mais divino. Bom apetite!! Com amor, Gabi.

5 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0