Bolo ‘Um por um’

  Imperdível! Confira a receita escrita desse bolo simples que não leva fermento!  Um dos motivos para ganhar esse nome está na maneira como se deve bater a massa na batedeira. É preciso colocar uma pequena porção de cada alimento por vez, e bater “um por um” . Dessa forma, o bolo cresce e fica macio!

28 de junho de 2014- Veja mais posts na categoria Imperdíveis
+

Calorias: 195 kcal (1 pedaço médio)

Tempo de Preparo: 15 min + 50 min de forno

Rendimento: 15 porções

Ingredientes

  • - 6 ovos
  • - 6 xíc (café) de açúcar refinado para a massa + 2 col (sopa) para a calda
  • - 6 xíc (café) de farinha de trigo
  • - 1 limão
  • - Manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de furo no meio (com cerca de 25cm de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo. Reserve. Raspe a casca do limão e guarde as raspas. Corte o limão ao meio e retire o suco. Reserve. Separe as claras das gemas de todos os ovos. Reserve as gemas e bata as claras na batedeira até ficarem ao ponto de “neve” (para saber se estão com a consistência desejada vire, com cuidado, a tigela de cabeça para baixo, se as gemas não escorrerem estão firmes o suficiente para dar seqüência à receita). Continue com a batedeira na velocidade alta e vá adicionando, aos poucos, uma gema de cada vez. O segredo para esse bolo dar certo é colocar todos os ingredientes “um por um” e bater bastante. Quando terminar de colocar as gemas, vá adicionando uma xíc (café) de açúcar de cada vez. Bata bem. Coloque então, uma xic (café) de farinha de trigo por vez e continue batendo. Para finalizar a massa, coloque as raspas do limão e bata por mais alguns segundos. Despeje tudo na forma untada e leve ao fogo médio por cerca de 50 minutos. Após o término do tempo de forno, espete o bolo com um palito. Se o palito sair limpo está pronto, mas se houver massa grudada na madeira deixe assar por mais alguns minutos. Pegue o suco do limão e misture com duas col (sopa) de açúcar refinado. Espalhe a calda sobre o bolo assado. Delicie-se! Com amor, Gabi.

29 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0
  • Socorro Moura

    Olá querida, boa tarde, parabéns pelo seu trabalho, que é feito com muito carinho, na caminhada aprendemos sempre com o próximo, Deus lhe proteja e continue lhe abençoado, trabalhos maiores viram, grandes chances, reconhecimento pelo seu trabalho, quando semeamos com amor 😍 a recompensa vem como uma flor que desabrocha, e pela manhã ela está lá florescendo. Fica com Deus e um grande abraço 😘.