Clique para ver a imagem

Fashion Food: Arroz Negro x Vestido Preto

22 de outubro de 2014- Veja mais posts na categoria Fashion food

Fashion Food! Com menos gordura e menos calorias até mesmo que o arroz integral, o arroz negro, além de belo, é muito funcional! Rico em antioxidantes, esse grão possui 20% a mais de proteína que a versão branca. Além disso, possui maior quantidade de fibras e de ferro. Esse lindo vestidinho preto com barrado branco, da marca Morena Rosa inspirou o prato de hoje, que mescla ‘Arroz Negro’ e ‘Arroz Branco’. Confira as receitas e não deixe de provar o grão exótico! OBS: Para quem não sabe, sou apaixonada por arroz e adoro misturar os grãos de diferentes tipos! Fica uma delícia! Rs. Beijos, Gabi Rossi.

 

Entenda um pouco do Arroz Negro…

Por se tratar de um arroz selvagem, é mais “duro” que o arroz tradicional. Porém, quando preparado da forma correta, traz uma textura extremamente agradável ao paladar. Exótico no sabor, o grão é amanteigado e traz aroma de castanhas. O preço salgado (500g custa cerca de R$30) faz com que esse arroz não apareça com freqüência na dieta dos brasileiros. Mas consumir uma vez ou outra, certamente vale a pena.

Torrinha de Arroz Branco com Arroz Negro

Calorias por porção: 175 kcal

Tempo de preparo: 45 minutos + horas de descanso do arroz

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

Para o arroz negro:
– 2 xíc (chá) de arroz negro;
– 4 xíc (chá) de água;
– 1 dente de alho picado;
– 1 cebola pequena picada;
– Sal;
– 1 tablete de caldo de carne;
– 2 col (sopa) de azeite;

Para o arroz branco:
– 1 xíc (chá) de arroz branco;
– 2 xíc (chá) de água;
– 1 dente de alho picado;
– 1 cebola pequena picada;
– Sal;
– 2 col (sopa) de azeite;

Modo de preparo:

Coloque as 4 xíc (chá) de água em uma tigela. Acrescente o arroz e deixe descansar por cerca de 3 horas. Escorra o arroz, mas guarde a água da tigela (ficará escura como um vinho). Dissolva o tablete de caldo de carne na água escura e reserve. Em uma panela, acrescente o azeite e o alho. Deixe dourar. Adicione a cebola e frite até murchar. Coloque o arroz escorrido e refogue por 30 segundos. Acrescente a água com o caldo dissolvido. Prove a água e coloque sal se julgar necessário. Deixe a panela semi-tampada e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Durante esse tempo não deixe a água secar por completo. Se precisar, adicione um pouco de água quente.

– Para o arroz branco: Coloque o arroz em uma tigela (ou em uma peneira) e lave na água corrente. Leve uma panela ao fogo médio. Acrescente o azeite e o alho. Deixe dourar. Acrescente a cebola e frite até murchar. Adicione o arroz e refogue por 30 segundos. Junte a água e o sal. Deixe a panela semi-tapada e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Durante esse tempo não deixe a água secar por completo. Se precisar, adicione um pouco de água quente.

– Para a montagem da torre: se você quiser apenas misturar os grãos dentro de um refratário e levar o arroz à mesa nesse recipiente, fique à vontade. Não deixa de ser uma forma elegante de servir esse prato. Porém, se você quiser fazer as pequenas torres de arroz, unte uma xícara de café com 1 col (chá) de azeite e preencha o interior com ¾ de arroz negro e ¼ de arroz branco. Em seguida, coloque um prato sobre a xícara e, com cuidado, vire de cabeça para baixo. Desenforme com calma e sirva. Bom apetite!

36 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0