Bem-estar: saiba como montar uma SALADA “COMPLETA” em 5 passos!

1 de março de 2016- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Todo mundo sabe que as saladas são pratos nutritivos e saudáveis. Mas você sabe como montar uma salada “completa”, que traga em si todos os nutrientes necessários e que seja capaz de substituir uma refeição? Então anote aí essas dicas e ponha em prática o estilo de vida saudável:

PASSO 1)

Comece pelas folhas, a base da sua salada. Ricas em fibras, são elas que vão trazer a sensação de saciedade, nos ajudando a comer um pouco menos. Além disso, as fibras ajudam a prevenir e controlar níveis altos de colesterol, glicemia (diabetes) e triglicerídeos; e melhoram a atividade intestinal. Escolha uma opção de folha ou misture tipos diferente, para deixar sua salada mais rica. Algumas opções são: rúcula, almeirão, agrião, alface, espinafre, couve, acelga.

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Para inovar no formato, tente a nossa ‘Salada Arco-Íris’. CLIQUE e confira a receita feita dentro de um copo!

PASSO 2)

O segundo passo para montar uma salada completa é a adição de legumes. Aqui a palavra de ordem é: COR. Deixe sua salada o mais colorida possível! Brinque com as diferentes cores dos alimentos e misture deferentes sabores. Os nutrientes (vitaminas e minerais) são os responsáveis por dar cor aos alimentos. Por exemplo, os alimentos alaranjados são ricos em betacaroteno e vitamina E; os avermelhados são fontes de licopeno e vitamina C; os alimentos roxos são ricos em antocianinas e resveratrol (potentes antioxidantes). Algumas opções de legumes que podem compor sua salada: tomate, pepino, abobrinha, berinjela, brócolis, couve-flor, pimentão, rabanete, beterraba, cenoura, chuchu, salsão, cebola.

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Nosso ‘Aspargo com Molho de Pimenta Rosa’ pode ser uma boa pedida para complementar! CLIQUE na foto para acessar a receita!

PASSO 3)

O próximo ingrediente que deve compor sua salada completa faz parte do grupo das proteínas: frango, carne bovina, ovos, peixes, queijos. As proteínas são essenciais para o funcionamento do organismo, sendo o precursor de músculos e hormônios. Escolha carnes de corte magro como patinho, miolo de alcatra, maminha, lagarto, filé mignon, coxão duro ou coxão mole.

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Uma sugestão de proteína magra é a nossa ‘Pescada com crosta de Aveia’. CLIQUE para acessar a receita :)

PASSO 4)

Os carboidratos também são essenciais para completar nossa salada. Principal fonte de energia do nosso organismo, se consumido da maneira adequada (sem excessos), os carboidratos são aliados do emagrecimento, ganho de massa magra e manutenção da saúde. Escolha cereais integrais, como a quinoa ou o milho, ou prepare torradinhas integrais (croutons). Os carboidratos também podem vir de tubérculos como a mandioca, a batata doce, a mandioquinha ou a batata inglesa.

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

A batata doce é uma boa fonte de carboidrato para a salada. CLIQUE para acessar a receita da nossa ‘Batata Laminada de Microondas’!

PASSO 5)

Caso você queira preparar uma salada diferente, adicione frutas como principal fonte de carboidrato. Elas trazem um sabor mais refrescante e adocicado para o prato. Explore a combinação com morangos, manga, uva, pera, maçã, pêssego ou figo.

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Os mais ousados podem misturar frutas com as folhas e vegetais. CLIQUE para acessar a receita da nossa ‘Salada de Frutas’!

PASSO 6)

Para temperar, evite os industrializados! Prefira sempre temperos naturais (frescos ou desidratados) como orégano, salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alho, tomilho, pimenta do reino, entre outros. Use azeite extra virgem, vinagre, limão e o mínimo de sal.

Foto: Blog do Bom Gosto / Gabriela Rossi

Nosso ‘Vinagrete’ pode ser o molho natural que você procura :) Não só acompanha carnes, como também folhas. CLIQUE para acessar!

Com todos esses elementos, sua salada está completa no quesito qualidade, e pode substituir um almoço ou jantar. Quanto mais variada e colorida for sua salada, mais nutritiva ela será. Estão, varie! Experimente combinações e sabores novos! Seja criativo e bom apetite!

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

44 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0
  • http://batgirl.com Marília Zaparoli Falsetti

    Gostei muito do artigo. Fiquei com dúvida na proteína: todo queijo é válido? Pode ser o branco?