Clique para ver a imagem

Bem-estar: qual tipo de açúcar devemos optar por consumir?

2 de maio de 2016- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Quem é que resiste a um doce de vez em quando? Seja em uma ocasião especial ou no finalzinho da tarde, um docinho cai bem. E o principal responsável pelo sabor que tanto nos encanta, o açúcar, têm várias formas de apresentação. Vamos conhecê-las?

Antes precisamos lembrar que todos os tipos de açúcar vêm da mesma fonte: a cana. Depois de colhida, a cana de açúcar é moída para extração do caldo doce, que passa por filtragem, evaporação e cozimento, até se transformar nos cristais de açúcar. A partir daí, os cristais passam por diferentes tratamentos para alteração de sabor e cor, originando os diversos tipos de açúcar que encontramos no mercado.

Mascavo:

É o açúcar bem escuro, úmido e de sabor mais marcante. É o açúcar bruto, ou seja, são os cristais formados após o cozimento do caldo doce da cana, sem passar por qualquer processo de refinamento. Por isso, é um açúcar mais nutritivo. Contém pequenas quantidades de cálcio, magnésio e potássio.

Demerara:

É o açúcar mascavo que passou por um leve processo de refinamento. Por isso, tem coloração marrom-claro e sabor mais suave que o mascavo. Ainda apresenta uma certa quantidade de nutrientes, embora menor que o mascavo.

Cristal:

Bastante utilizado na preparação de bolos e doces, o açúcar cristal passa por um processo de refinamento maior, que deixa os grãos grandes e transparentes. Esse processo, entretanto, retira quase que 90% dos nutrientes do açúcar.

Refinado:

Esse é o tipo de açúcar mais utilizado. É o açúcar branco, de mesa, que usamos para adoçar sucos, chás, cafés e nas receitas caseiras de doces. Passa por processo de refinamento maior que o açúcar cristal, o que deixa os grãos bem finos e com sabor melhor. Pena que todo esse processo deixa o açúcar sem nenhum nutriente, e por isso o chamamos de “caloria vazia”.

Depois de conhecer melhor os tipos de açúcar, vale um lembrete: doce é muito bom, mas COM MODERAÇÃO!!! Por mais que alguns tipos de açúcar sejam mais nutritivos que outros, não significa que podemos consumi-los à vontade. Açúcar em excesso pode ser muito prejudicial à saúde! Aquela escapadinha no final de semana ou aquela sobremesa pequenininha, sempre dentro de uma dieta equilibrada, são permitidas! Sem exageros!

Adoce sua vida e faça boas escolhas!!!

 

 

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

11 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0