Clique para ver a imagem

Bem-estar: Intolerância à lactose X Alergia ao leite

31 de agosto de 2016- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Muito se fala a respeito do leite… Existem aqueles que defendem o seu consumo e aqueles que dizem que o melhor é ficar sem tomar. Mas, independente de opiniões, sabemos que hoje existem muitas pessoas que se sentem mal ao ingerir o leite ou algum derivado (queijos, manteiga, iogurtes). E isso é intolerância ou alergia?

Quem tem intolerância apresenta uma dificuldade de digerir o açúcar do leite, a lactose. Nesses casos, ocorre a falta ou há um mau funcionamento da enzima responsável por fazer essa digestão, e aí aparecem sintomas como flatulência, diarreia, dor abdominal, náuseas, inchaço. Existem vários níveis de intolerância à lactose, por isso encontramos algumas pessoas intolerantes que conseguem consumir produtos com baixo teor de lactose, como alguns queijos e iogurtes, e há aquelas que não podem consumir sequer um pedacinho de bolo que contenha leite entre seus ingredientes.

Já, a alergia é algo mais complexo. Quem tem alergia ao leite de vaca identifica a proteína do leite como um corpo estranho e desenvolve uma reação alérgica como tentativa de expulsar aquele “inimigo” do corpo. A pessoa pode ter manchas avermelhadas na pele, dificuldades para respirar, vômitos ou diarreia.

O tratamento para os dois casos é tirar o leite e derivados da alimentação. Para os intolerantes, já existem muitas opções de produtos sem lactose no mercado.

Portanto, se você se sente mal ao tomar leite, procure um médico para ver se existe intolerância ou alergia. Um nutricionista para auxiliá-lo na alimentação.

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

16 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0