Clique para ver a imagem

Bem estar: Diferenças entre ser ‘vegetariano’ e ‘vegano’

11 de abril de 2016- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Comer, além de gerar energia para o organismo, é um estilo de vida. Seja por questões religiosas, respeito aos animais/meio ambiente ou por desejo em melhorar a qualidade de vida, algumas pessoas escolhem retirar carnes e outros alimentos de origem animal da dieta. Atualmente muito se fala sobre o veganismo e o vegetarianismo, mas você sabe as diferenças entre eles?

 

A palavra “vegetarianismo” deriva-se do latim vegetus, que significa “saudável”, “forte”, “vigoroso”. Na prática, o vegetariano não come carne, mas pode incluir outros alimentos de origem animal nas refeição, como ovos e laticínios. Dessa forma, o Vegetarianismo divide-se em duas classes:

• Ovo-lacto-vegetarianismo: é a forma mais praticada. Os adeptos excluem de seu dia-a-dia todas as carnes (aves, boi, peixes, suínos, ovinos) e seus derivados (bacon, salsicha, presunto, salame, etc), mas incluem na alimentação ovos, leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhada, manteiga).

• Lacto-vegetarianismo: são excluídos da alimentação carnes e seus derivados e ovos, mas incluídos leites e seus derivados.

O Veganismo, por outro lado, vai além da questão alimentar. Os adeptos desse estilo de vida excluem de sua rotina diária todo e qualquer produto de origem animal: carnes, laticínios, ovos, mel, gelatina; e evitam o uso de couro, seda, lã, sabonetes, xampus, maquiagens, detergentes, perfumes e outros produtos que contenham óleos, corantes e secreções de origem animal.

Ser vegetariano ou vegano é um gesto de respeito com o meio ambiente. É uma escolha pessoal e pode ser muito saudável se bem feita. Vale lembrar que cada indivíduo segue seus princípios e tem as suas necessidades nutricionais específicas. Se for de seu desejo aderir a um desses estilos de vida, procure um nutricionista para te orientar corretamente e, assim, manter sua saúde e objetivos.

 

 

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

6 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0