Clique para ver a imagem

Bem-estar: Beber vinho todos os dias faz bem?

17 de julho de 2016- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Estamos no inverno e nada melhor do que uma boa taça de vinho para esquentar as noites frias ou acompanhar um delicioso jantar, né?! Mas será que este hábito é saudável?

O vinho sempre esteve presente na história do homem. Muitas civilizações antigas como os hindus, os gregos, romanos e egípcios usavam o vinho como um remédio para o corpo e a alma. Nos últimos anos, uma boa notícia surgiu para os apreciadores da bebida: comprovou-se que vinho realmente traz muitos benefícios para a saúde!

A uva, matéria prima do vinho, é rica em compostos funcionais como os flavonoides (antocianinas), estilbenos, ácidos fenólicos e taninos, responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Especialistas dizem que uma dose de vinho por dia é ideal para proteção do coração. Mas, vale lembrar que o vinho é uma bebida alcoólica e seu consumo excessivo pode trazer problemas de saúde sérios, como o alcoolismo, enfraquecimento do sistema imune e doenças do fígado.

A dose ideal e a recomendação de consumo variam de pessoa para pessoa, já que alguns têm uma tolerância baixa ao álcool e/ou já apresentam problemas de saúde como hepatite e esteatose hepática (nestes casos a recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólica). Por isso, moderação! Um cálice de vinho por dia parece ser uma dose ideal. Mas consulte seu médico ou nutricionista para uma orientação personalizada.

Na dúvida, sucos de uva integrais apresentam as mesmas propriedades do vinho, com a vantagem de não ter álcool em sua composição. Portanto, é a melhor opção para crianças e adultos.

Inclua as uvas, no vinho ou não, em seu dia-a-dia. Saúde!

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

5 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0