Clique para ver a imagem

Bem-estar: aprenda a interpretar os rótulos dos alimentos e acerte nas escolhas!

2 de outubro de 2016 - Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Os produtos industrializados estão muito presentes no nosso dia-a-dia. Pela praticidade, sabor ou (infelizmente) pelo preço, acabamos recorrendo aos produtos embalados e prontos. Mas é preciso tomar cuidado com o que se compra, para não prejudicar a saúde! Mas, além de ler, você sabe interpretar o rótulo dos produtos e fazer boas escolhas? Aqui estão algumas dicas para não comprar “gato por lebre”!

Informação Nutricional

Sempre que compramos um produto, vamos direto olhar a tabelinha na parte de trás que nos mostra a quantidade calórica, de gorduras, açúcares, proteína, sódio e fibras daquele produto. Atente-se para a quantidade definida como porção (está sempre na parte superior da tabela). Nem sempre é a quantidade que consumimos ou o conteúdo total da embalagem! Tome cuidado!

Sódio

Produtos industrializados costumam conter muito sódio! Escolha sempre a opção que tenha a menor quantidade. O ideal é consumir de 2 a 4 gramas por dia.

Fibras

Ao contrário do sódio, a grande maioria dos produtos industrializados tem baixo teor de fibras. Consuma 25g de fibras por dia. Achou muito? Então procure produtos que tenham grandes quantidades de fibras por porção e inclua alimentos naturais como frutas, verduras, legumes e cereais integrais na sua alimentação!

Gorduras Trans

Essas são perigosas! Se consumidas em excesso podem causar sérios problemas de saúde, principalmente ao coração! Prefira os produtos que não contenham esse nutriente na composição e que não contenham gordura vegetal ou gordura vegetal hidrogenada na lista de ingredientes.

Lista de Ingredientes

Geralmente escrita em uma letra bem miudinha e escondida nas dobras dos pacotes, a lista de ingredientes é o item mais importante que deve ser analisados em um rótulo! Os ingredientes estão descritos em ordem decrescente, ou seja, daquele que está em maior quantidade no produto para o que está em menor quantidade. Por isso, evite os produtos que tenham como primeiros ingredientes açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (farinha branca), mel, xarope de milho, sal, gordura vegetal, e preparados de frutas (que contém mais açúcar e corantes do que fruta de verdade). Prefira os produtos que contenham farinha de trigo integral, cereais integrais como aveia, farelo de trigo, linhaça, e açúcar como um dos últimos ingredientes da lista.

Ou seja, faça uma boa leitura de rótulos e capriche nas escolhas!

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

11 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela Rossi Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde. Continue lendo

0