Clique para ver a imagem

Bem-estar: 5 atitudes que parecem saudáveis, mas não são!!!

3 de agosto de 2016- Veja mais posts na categoria Moda e bem-estar

Quem quer emagrecer, ou simplesmente quer levar uma vida com mais saúde, às vezes acaba tomando certas atitudes que parecem corretas, mas que não tem nada de saudáveis! Vamos quebrar alguns mitos da alimentação saudável?

1) “Troquei a manteiga pela margarina porque tem menos gordura!”

Tanto a margarina quanto a manteiga são fontes de gordura. A diferença está no tipo de gordura de cada uma. A manteiga é rica em gordura saturada, uma gordura natural. Já a margarina é feita com um tipo de gordura produzida pela indústria chamada de gordura interesficada, que é rica na tão prejudicial gordura trans! Por isso, o ideal é ser o mais natural possível e utilizar a manteiga, mas atenção: tanto a margarina quanto a manteiga são gorduras e devem ser consumidas em pequenas quantidades! Converse com seu nutricionista para saber a quantidade ideal para você!

2) “Cortei o Glúten e a Lactose da minha alimentação, agora sou mais saudável!”

Produtos sem glúten e sem lactose são feitos para pessoas que possuem condições especiais e realmente não podem consumir alimentos convencionais. Retirar o glúten pode realmente trazer uma perda de peso em um primeiro momento, mas a maioria dos produtos sem glúten são feitos com farinhas refinadas (polvilho doce ou azedo, farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho) e possuem baixo teor de fibras. Procure um nutricionista para te auxiliar a ler os rótulos dos produtos e escolher produtos mais saudáveis, e um médico para avaliar a real necessidade de retirar o glúten e a lactose da dieta.

3) “Só consumo esse biscoito porque ele é enriquecido com várias vitaminas e minerais!”

Os nutrientes adicionados aos alimentos enriquecidos geralmente não bem aproveitados pelo nosso organismo. Além disso, as quantidades não são proporcionais as necessidades de cada um. Prefira uma alimentação natural, rica em frutas, verduras e legumes do que alimentos industrializados.

4) “Não tomo mais nenhum refrigerante! Agora só tomo suco; aquele de caixinha!”

Sucos de caixinha, ou néctar de fruta, não são verdadeiramente sucos. Já falamos sobre isso aqui no Blog! Eles apresentam uma porcentagem de pequena de fruta e o resto é água e açúcar. No final das contas, você está trocando 6 por meia dúzia, já que os sucos de caixinha têm quase a mesma quantidade de açúcar do que os refrigerantes. Não se engane!!!

5) “Como quero emagrecer, só consumo produtos light ou diet”

Só porque tem poucas calorias, não significa que esses produtos podem ser consumidos a vontade! Produtos Diet e Light reduzem ou tiram totalmente a quantidade de algum ingrediente da versão original: o açúcar, o sódio ou a gordura. No lugar, os fabricantes usam muitos produtos químicos (adoçantes, estabilizantes, espessantes, corantes, conservantes) para que o produto continue gostoso como o original, o que não é nem um pouco saudável e dificulta a perda de peso!

 

Faça sempre boas escolhas alimentares! Caso tenha dúvidas, procure um nutricionista para te orientar melhor!

Sobre Gabriela Peres
Nutricionista clínica e esportiva pela UNICAMP, atua
em clínicas de Campinas/SP (IPCS, Homeostase e Onodera-Cambuí).
Entre em contato com a Gabi Peres através do FacebookGabriela Peres, nuticionista pela UNICAMP, atua em Campinas/SP

 

33 pessoas gostaram desse post.
Clique no coração para gostar também.








Gabriela RossiFormada em Jornalismo pela PUC-Campinas, atuou na produção de programas de TV e de portais online, experimentando diversas áreas da profissão. Resolveu então, criar um site com parte das coisas que mais lhe trouxeram satisfação nos últimos anos: gastronomia, moda e saúde.Continue lendo

0